Tratamento do canal dentário

O tratamento do canal da raiz dentária, consiste na retirada da polpa do dente por completo,ou seja quando ela esta infeccionada ou mesmo morta. A polpa do dente é um tecido encontrado em sua parte interna do dente que produz a dentina, uma das matérias prima dos dentes.

Depois de retirada a polpa o espaço é limpo (com pequenas limas) e preparado para ser preenchido e selado. A cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material flexível em forma de cone é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado.Depois do tratamento, o dente perde a sensibilidade, pois é a polpa que abriga os nervos.

Por que é importante realizar o tratamento de canal?

Tratar o canal do dentes lesionado é importante para:

Evitar a necessidade de extração do dente.

Prevenir infecções que podem ser muito perigosa.

O que acontece se eu não fizer o tratamento de canal ?

A falta de tratamento pode resultar em uma infecção na raiz e nos dentes vizinhos, além de poder levar a sérias consequências à saúde, como Dor muito forte, inchaço, febre, Bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea) e Infecções à distância (articulações, febre reumática, entre outros), ou seja é melhor enfrentar o tratamento de canal, pois como vimos as consequências de não fazer podem ser muito graves.

Quais são os sintomas mais característicos para se indicar o tratamento endodôntico?

Dor espontânea - isto é, o dente começa a doer sem estímulo - de forma latejante, não muito bem localizada e que aumenta com o calor. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve.
Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de "dente crescido" e dor ao mastigar.

Além disso, ao se abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente "pesa".

Sempre que um dente dói, deve receber tratamento endodôntico?

Não. Os dentes podem ter resposta dolorosa a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso, calor intenso, doce e salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com. o colo exposto (retração das gengivas) e em dentes submetidos a carga intensa (durante a mastigação). Nesses casos, removendo-se a causa, cessa a sensibilidade.

Em quantas sessões se faz um tratamento endodôntico?

Quando a polpa é viva e sem inflamação, uma sessão é suficiente; polpa viva e inflamada, 2 sessões.
Com polpa mortificada, sessão única.

O tratamento é muito dolorido?

Com o uso da anestesia, o tratamento é indolor e, às vezes, nos casos de polpa mortificada, nem é preciso anestesiar. Pode ser desconfortável por ser necessário permanecer muito tempo com a boca aberta.

Após as sessões de tratamento, é comum sentir dor ?

Não, o que pode acontecer nas primeiras 48 a 72 horas é ficar com uma sensação dolorosa decorrente da aplicação do anestésico e da manipulação do dente, que pode ser resolvida pela ingestão de analgésicos tipo AAS.

Um dente já tratado pode receber novamente tratamento endodôntico? Em que casos isso é necessário?

Sim, geralmente quando, no primeiro tratamento, não foi possível seguir os padrões exigidos: limpeza (remoção de todos os microorganismos), preenchimento hermético do canal com o material obturador etc. Essas incorreções podem provocar lesões na ponta da raiz (periápice) do tipo abcessos e lesões crônicas.

Este tratamento é completamente eficiente?

Sim, desde que bem executado e que os outros procedimentos que reconstituirão o dente, como restauração, coroas, incrustações, tratamento gengival etc., também sejam bem executados.

O dente morre depois do tratamento?

Não, pois todo o suporte desse dente permanece vivo: osso, membrana periodontal (fibras que fixam o dente ao osso) e cemento (camada que recobre as raízes).

O inconveniente é que, como é a polpa que confere sensibilidade ao dente, se o mesmo for novamente atacado por cárie, isso não será percebido devido à ausência de sensação dolorosa.

Outro possível problema é que o dente toma-se mais frágil, e isso deve ser levado em conta no momento da execução da restauração definitiva, que, nesse caso, deve ter características diferentes.

Sempre que se trata o canal o dente escurece?

Não. O que acontece é a perda do brilho, o que dá um aspecto mais amarelado. 0 escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento ou, então, por erro técnico. Mas pode ser corrigido através de clareamento intra-canal em muitos dos casos, obtivemos êxito!

O que poderá ocorrer se o tratamento endodôntico não for realizado?

Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter conseqüências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sangüínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.