ATM/DTM - O que é? Como tratar?

ATM, DTM, disfunções, causas, sintomas e tratamento. O termo ATM, antigamente designado articulação temporomandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada pelo Prof. Dr. JJ Barros), também é chamado de DTM - distúrbio temporomandibular ou TMJ – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders), refere-se à a uma série de fatores que comprometem essa articulação, e que se manifesta principalmente com dor, que pode irradiar para cabeça e braços, estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca.

Além de causar dores de cabeça, pode causar tonturas (chamadas de labirintites), aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos; levando o paciente a procurar profissionais, de diversas áreas (como otorrino, neurologista, ortopedista, entre outros). Isso ocorre devido a proximidade da articulação e os músculos que participam da mastigação, com diferentes órgãos do corpo humano (como o ouvido, pescoço, peito, por exemplo).

As tonturas ou vertigens, também chamadas de labirintites são originadas, em grande parte dos casos, devido a artéria que irriga o labirinto que pelo músculo, músculo esse, que é tracionado quando ocorre um desequilíbrio, na musculatura da ATM, ocorrendo uma sensação de perda do equilíbrio (tontura ou vertigem), sintomas esses muitas vezes, bastante acentuados.

As dores de cabeça como, por exemplo, nas enxaquecas ou cefaleias ocorrem, na maioria dos casos, devido a um desequilíbrio da musculatura da mastigação, gerando por isso, espasmos musculares, pelo uso excessivo dessa musculatura, causando dores de cabeça na região temporal e em outras regiões da cabeça. Também esses sintomas podem aumentar, nos portadores de Bruxismo, Briquismo, pacientes com estresse, hábitos parafuncionais, pela maior sobrecarga desses músculos. Também, devido a isso, acabam gerando dores reflexas, nos olhos – podendo ocorrer também, embaçamento ou fotofobia – sensibilidade a luz, entre outros sintomas. Nos casos do Bruxismo e do Briquismo utilizamos técnicas conectivas, associadas ao tratamento da ATM.

Os zumbidos, em alguns casos, podem ser relacionados a ATM. São aqueles, que variam de intensidade, ao mastigar os alimentos ou quando abrimos a boca, por exemplo. A causa, nos problemas da ATM, é relacionado a sintomas reflexos, nos músculos da válvula, que regulam a pressão interna do ar, dentro do ouvido. Também, o músculos que estão sobre tensão, perto do ouvido, podem gerar os sintomas de zumbido no ouvido e de ouvido tampado. Podemos perceber essa válvula se abrindo, quando vamos engolir a saliva, por exemplo e ouvimos um barulho, nos ouvidos.

Por uma ação reflexa, outros músculos também podem entrar em desequilíbrio, nos portadores de ATM (como por exemplo, os do pescoço e braços, causando torcicolos, sensações de que o paciente carregou uma "mala" - os braços ficam doloridos, dores nos olhos, sensação de que tem um comprimido grande enroscado na garganta ou que alguém esta apertando o pescoço, dor no olho - sensação que alguma coisa esta empurrando o olho por traz, enjoos ou náuseas).

Quando os dentes não estão na posição de conforto, desequilibra músculos, articulações e ligamentos, gerando uma série de sintomas.
Ao restabelecemos a posição de conforto perdida, e eliminamos os hábitos ou vícios parafuncionais, do paciente, há o reequilíbrio muscular, ligamentar e articular e, os sintomas com essa origem, normalmente regridem.

Inúmeras pessoas no mundo, tem sintomatologia da ATM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticados e tratados, de maneira correta.

Se você tem algum ou vários desses sintomas, recomendamos uma avaliação e tratamento precoce, para evitar maiores complicações, no quadro clínico.

Articulação Temporo Mandibular-ATM

Existe uma articulação temporomandibular, de cada lado a frente do ouvido, e elas são responsáveis, por todos os movimentos mandibulares (abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralização).

É possível localizar a articulação, colando os dedos indicadores logo à frente, dos ouvidos e fazendo movimentos, de abertura e fechamento da boca. Quando elas estão sensíveis ao toque ou apresentam dor, estalos ou crepitações, no movimento da boca, pode ser indicativo de problemas, na ATM.

A articulação temporomandibular, como outras articulações do nosso corpo, é "amortecida" por um disco (disco articular, antigamente chamado menisco articular), evitando assim que exista um contado direto, entre as estruturas ósseas e assim possibilitando o movimento da mandíbula. O "bom estado" do disco articular, reflete diretamente, no bom funcionamento da articulação.

Os dentes são responsáveis, pelo perfeito equilíbrio dos músculos, das articulações e dos ligamentos. Qualquer alteração dentária, que pode ser desde um simples dente torto, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta deles, podem gerar um desequilíbrio, levando a um quadro de ATM.

Porém não só uma alteração no disco articular ou nos dentes é que poderão gerar a ATM, mas também inúmeros fatores, dentre eles os psicológicos, que levam a hábitos parafuncionais, dentre os quais podemos destacar:

• Roer unhas ou remover cutículas com os dentes;
• Mastigar de um só lado;
• Chupar ou morder o dedo, objetos e alimentos duros;
• Apoiar a mão no queixo, enquanto estuda ou trabalha (fig. abaixo);
Apoiar a mão sobre o queixo enquanto dorme;
• Dormir com travesseiro muito alto ou muito baixo;
• Briquismo (habito de apertar os dentes durante o dia);
• Bruxismo ( habito de apertar os dentes á noite ) e
• Stress e ansiedade.

Hábitos profissionais:

• Apoiar com o ombro o telefone, de encontro ao ouvido;
• Praticar esportes, como natação, posicionando a mandíbula
de maneira incorreta ao respirar;
• Posicionamento do queixo incorreto do violonista ao usar o instrumento;
• Tocadores de instrumentos de sopro;
• Segurar com os dentes alfinetes de costura, clipes de papel, caneta ou lápis;

Também podemos ter sintomas de alteração na ATM, por origem traumática:

• No caso de acidente de transito com colisão traseira;
• Acidentes com batida na região do queixo;

É importante que seja diagnosticado a etiologia de maneira correta, afim de que possa ser feito um tratamento adequado a casa paciente. O tratamento da ATM (ou DTM) muitas vezes é multidisciplinar, sendo normalmente efetuado por profissionais de diversas áreas da odontologia e também, quando necessário, com o auxílio de profissionais de outras áreas da saúde, devido a infinidade de fatores causais.
Normalmente, para o tratamento desses sintomas, com essa origem, não precisamos utilizar medicamentos, evitando assim os efeitos colaterais, que muitos dele apresentam.

O tratamento odontológico da ATM ou DTM, é através da colocação, de um aparelho móvel (placa reposicionadora de mandíbula), visando aliviar rapidamente a dor, relaxar a musculatura facial e de outras partes do corpo, fazendo que se haja um posicionamento adequado, dos músculos e das articulações, para que possamos ter uma visão, do tratamento específico, para cada caso (como próteses, desgastes seletivos ou ortodontia, por exemplo). Por isso é importante, o tratamento da ATM.
Exemplos de disfunções da ATM ou DTM:

1- Dificuldade de fechar ao abrir muito a boca. De vez em quando ela trava e não não se consegue fechá-la ou fecha, com dificuldade.

É chamado de subluxação mandibular (normalmente a articulação temporomandibular, quando abrimos a boca, sai até a borda da cavidade em um ponto chamado de eminência articular, que é uma saliência que se encontra na borda da cavidade. Quando essa eminência articular é ultrapassada, essa articulação trava, dificultando o seu retorno devido essa saliência). Esse problema pode ocorrer em uma ou nas duas articulações. Quando ocorre esse deslocamento e volta sem muito esforço ou ocorre constantemente, chamamos de deslocamento crônico da articulação mas, ás vezes esse retorno não ocorre com facilidade, exigindo para isso, a intervenção do profissional, para recolocar a articulação na sua cavidade.
 Esse problema, normalmente tem tratamento (através de uma avaliação do paciente e radiografias, já se consegue saber qual é o tratamento da ATM, ideal, para cada caso).

2- Barulho ou dor, que parecem que vem de dentro do ouvido, quando mastigo ou abro e fecho a boca.

Normalmente o paciente com sintomas de ATM ou DTM, relata que ao movimentar a mandíbula, ouve barulhos (chamados de estalos ou crepitações) e podem sentir dores que parecem que vem de dentro do ouvido (mas na realidade vem a frente do ouvido, nas articulações). Só o estalo ou crepitação, já é indicativo de problemas de ATM e, se não tratado precocemente, pode levar a uma intervenção cirúrgica.
Obs: Existe outro tipo de barulho, que são os zumbidos, que podem ou não, serem originado de sintomas da ATM, o que pode ser visto através do exame clínico, a sua origem e o tipo de tratamento da ATM, para esses casos. Mesmo não tendo essa origem, existe tratamento, para esses problemas.
Estalo, é um barulho semelhante ao estalar, os dedos.
Crepitação é um som semelhante ao de um papel, sendo amassado. Pode indicar alteração física, nas ATMs.

3- Problemas de ATM ou DTM e dentes tortos. Devemos tratar da ATM?

Sim, deve, pois agindo assim, poderemos fazer um melhor planejamento dessas correções dentárias, visando a melhor posição de conforto para a articulação dos dentes e dos músculos. Avaliado, a necessidade do tratamento ortodôntico, pode-se fazer o tratamento ortodôntico, em conjunto com o uso da placa, alternando o uso da placa e o tratamento ortodôntico, em cada arcada, afim de manter os dentes na posição de conforto e o paciente, sem sintomas.
Obs: Nos casos que o pacientes apresentam, sintomas de ATM ou DTM e já estão usando, aparelhos ortodônticos fixos, pode-se tratar dos sintomas da ATM, com placas e depois prosseguir, com o tratamento ortodôntico, com a redução dos sintomas.

4- Pacientes que usam próteses (dentaduras, ponte móvel ou ponte fixa). A troca das próteses, por novas, pode melhorar o problema, de disfunção da ATM ou DTM?

Devemos tratar da ATM e fazer as próteses novas.

5- Tirar todos os dentes e colocar dentaduras, os sintomas podem passar?

Pode não passar, os seus sintomas. Pacientes, que usam dentaduras, podem ter problemas, de disfunção, da ATM, devido aos dentes da dentadura, não estarem na posição, de conforto.

Agende já uma avaliação conosco!

Clique aqui,para voltar!